top of page

Historicamente, muitos pensadores contribuíram para o

desenvolvimento da educação como a conhecemos atualmente.

A Reforma Protestante foi de grande contribuição para a educação

e os sistemas de governo entre as nações cristãs.

O Programa de Educação Para a Vida está alicerçado nos

fundamentos judaico cristãos de educação pesquisados com a contribuição de João Amós Comênius.

Comenius nasceu em Nivnice, na cercania de Uherský Brod, na Morávia, hoje República Tcheca. Sendo considerado o pai da didática, em 1657 Comêmius publicou a Didática Magna e contribuiu para o desenvolvimento da história da educação.

Com o passar do tempo, as ideias de Comênius espalharam-se e influenciaram outros educadores, cristãos ou não cristãos, resultando na criação de escolas paroquiais ou laicas ao longo de todo o ocidente.

Nesse sentido, a filosofia do Programa de Educação Para a Vida está alinhada ao pensamento de Comênius acerca da educação para formação integral do educando, bem como os fundamentos filosóficos da Abordagem de Educação Por Princípios.

A contribuição das educadoras americanas Rosalie Slater e Verna surgiu a partir dos Estados Unidos, com o sistema de educação das colônias fundadas pelos puritanos ingleses, dando origem ao estudo e estruturação da Abordagem de Educação Por Princípios, no século XX.

A partir da estruturação desta abordagem, dr Paul Jehle, Bacharel em Matemática; Mestre e /Doutor em Educação[1], contribui para o embasamento filosófico do Programa podendo ser resumido na seguinte expressão: Princípios de vida, de educação e de governo são inseparáveis.

Com base nesta premissa, o autor defende duas visões básicas de filosofia de vida: cristã e anticristã. Consequentemente, as formas de educação e de governo que derivam de tais filosofias, permeiam o pensamento de milhões de seres humanos desde seu ingresso no espaço escolar.

A contribuição do dr Stephen Mac Dowel diz respeito aos mesmos princípios de governo capazes de produzir liberdade e transformação em nações fundamentadas nas verdades bíblicas. O autor destaca a importância de aplicar tais princípios no discipulado das nações a fim de produzir liberdade individual e coletiva.

Os fundamentos curriculares da Abordagem de Educação Por Princípios que compreendem o Programa de Educação para a Vida, estão estruturados segundo o pensamento do dr Paul Jehle e o dr Max Lyons. A Bíblia é o texto central do currículo e visa a formação do caráter do educando que ingressa no Programa e o conhecimento acadêmico produzido historicamente pelo ser humano, contribui para a formação da criança.

A contribuição da Dra. Inez Augusto Borges enriquece o conhecimento acerca do pensamento de João Amós Comênius e a sua relação com a Abordagem de Educação Por Princípios como excelente ferramenta para a formação integral do ser humano e dos aspectos da moral e personalidade da criança.

Darrow Miller, contribui para o embasamento filosófico do Programa, defendendo a tese de que o Evangelho que salva, produz transformação e libertação da pobreza e do engano. Esta referência contribui para a compreensão da cosmovisão africana e brasileira e dos aspectos da cultura local na qual o Programa de Educação Para a Vida está inserido, com a finalidade de produzir redenção pela verdade do evangelho.

Fundamentos Filosóficos

bottom of page