top of page

A Abordagem de Educação por Princípios surgiu

nos Estados Unidos na década de 1960. Verna Hall

e Rosalie Slater foram as precursoras de tal

abordagem que chegou ao Brasil em 1989.

Verna Hall, era funcionária do governo

norte-americano e trabalhava na área de

documentação antiga, tendo acesso a documentos

originais dos tempos de colonização e da formação da nação após a guerra da independência. Trabalhando com fontes originais, Hall percebeu que os princípios fundadores da América dos puritanos e dos pais fundadores já não eram conhecidos ou vivenciados por grande parte de seus conterrâneos cristãos.

A partir dessa observação, Verna Hall passou a pesquisar sobre o tema e arquivou um acervo particular de livros e documentos. Ao conhecer tais pesquisas, a professora Rosalie Slater, educadora e amiga de Verna Hall, juntou-se a ela com o objetivo de restaurar a educação cristã na América, criando o Principle Approach, denominação pela qual a abordagem é conhecida nos Estados Unidos.

A ideia central da abordagem é que princípios bíblicos são também princípios universais totalmente coerentes com os princípios da natureza, pois toda a natureza reflete traços do seu Criador. Segundo Rosalie Slater e Verna Hall, a educação fundamentada em princípios bíblicos foi definidora da formação da cultura dos Estados Unidos da América, pois esteve presente em momentos cruciais como a formação das colônias, a revolução pela independência e a elaboração da Constituição.

Com o passar dos anos, as pesquisadoras constataram o declínio da educação norte americana e o distanciamento dos princípios sob os quais sua nação foi alicerçada. Com o objetivo de discipular as famílias e as novas gerações com um pensamento fundamentado numa cosmovisão cristã, em 1960, foi criada na Califórnia a Foudantion for American Christian Education, abreviadamente conhecida como FACE, uma entidade dedicada a apoiar escolas e famílias na educação das crianças.

Em 1980, foi criada, na Virgínia, a Stonebridge School, uma escola modelo de aplicação do método. No período compreendido entre a criação da FACE em 1960 e a fundação da Stonebridge School, em 1980, surgiu, no estado de Massachusetts, uma versão do Principle Approach estabelecida pelo professor Dr Paul Jehle que fundou, em 1980, a TNT – The New Testament Christian School.

Entre os anos de 1987 a 1989 a brasileira Cida Mattar fez um estágio com o Dr Paul Jehle na The New Testament Christian School, Plymouth – Massachussets, USA. Ao retornar ao Brasil, em 1989 Cida Mattar deu início à fundação da primeira escola de Educação por Princípios do Brasil, em Minas Gerais.

Em São Paulo, no início da década de 1990, Roberto Rinaldi Júnior e sua esposa Ana Beatriz Rinaldi, conheceram a Educação por Princípios por intermédio da FACE, na Virgínia e fundou o CRE, Centro Renovo de Educação.

Em 1997, Roberto Rinaldi e Cida Mattar criaram a AECEP – Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios, com a missão de “promover a formação e apoiar o desenvolvimento de escolas cristãs com base na Educação por Princípios” abrangendo especialmente escolas privadas brasileiras.

No ano de 2004, Juliana P. Helpa conheceu a Abordagem de Educação Por Princípios e compreendeu sua missão de expandir esse conhecimento especialmente para crianças em situação de vulnerabilidade social, servindo às igrejas e missões cristãs.  A partir de 2007, a professora Gerda Fabiola Henle Ferreira se uniu a Juliana e juntas realizaram as primeiras formações de educadores ribeirinhos.

Em 2008, as famílias de Gilson Martins Helpa, Daniel Ricardo Canestraro, Jean Rafael Puchetti Ferreira, Cristiano Canestraro, Marciel Nogaroto, Éveron César Puchetti Ferreira, Ana Paula Mühlstedt Nogaroto  e demais diretores fundadores instituíram legalmente a Atuação Voluntária – Associação de Voluntariado.

No ano de 2012, Juliana P. Helpa iniciou a elaboração Programa de Educação Para a Vida com a valiosa colaboração de Priscila Ribeiro, no Rio de Janeiro. Contando posteriormente com as famílias de Alessandra Carvalho e Michele Ávila e a equipe da Turminha Piloto Projeto AMAR.

Atualmente o Programa está inserido no Brasil, Angola, Guiné Bissau e Moçambique. 

O objetivo do Programa é instruir crianças em situação de vulnerabilidade social, por meio de uma aprendizagem significativa baseada na abordagem de Educação Por Princípios. A finalidade é a formação de líderes servidores, capazes de transformar a realidade na qual estão inseridos a partir de seu contexto pessoal, familiar e social.

Fundamentos Históricos

bottom of page